quarta-feira, 6 de maio de 2015

10 conselhos para arranjar emprego



Identificar os nossos pontos fortes e fracos ou criar um bom currículo são alguns dos conselhos para quem procura emprego. Mas, antes de tudo, é preciso não desanimar e ir à luta, ou seja, uma forma simples de explicar o que é o Job Intelligence, também entendida por Luís Madureira, partner do Grupo Ogilvy como a "capacidade de gerar perspetivas que possam ser postas em prática no sentido de alinhar a vida pessoal no desenvolvimento da vida profissional".



Neste sentido, o professor de Mestrados em Marketing e Competitive Intelligence, em Masters Universitários, aconselha:

1. "Uma longa viagem começa com um simples passo. Lao Tsé", ou seja, não há nada como começar e dar o primeiro passo.

2. Devemos começar por desenvolver uma perspetiva de carreira, ou seja, saber o que queremos da vida e definir uma orientação e objetivos intermédios, pois "Se não soubermos para onde vamos, todas as estradas nos levam ao destino". Temos de saber quais as oportunidades que devemos seguir e aquelas que devemos deixar de lado.

3. Nada dura para sempre pelo que temos de estar sempre prontos para progredir na carreira, o que fazemos hoje leva-nos a um amanhã de sucesso ou fracasso.

4. Utilize o método P.A.R. - (P)roblema/Desafio > (A)ção/iniciativa > (R)esultado para promover os seus feitos, ou seja, aquilo que o vai distinguir de todos os outros candidatos.

5. Identificar os nossos pontos Fortes e Fracos (relativamente a Pessoas, Coisas, Dados e Ideias) assim com as Oportunidades e Ameaças (nova direção, avanço, auto-emprego, temporário ou mesmo comprar um negócio) para definir a nossa estratégia de Carreira. Desenvolva uma página onde tem a visão global da sua carreira.

6. Fomente a sua presença online, tendo sempre o cuidado de não fazer nada que tivesse de vergonha de ver publicado na primeira página do jornal do dia seguinte!

7. O CV só mostra o que podemos fazer e o que já fizemos, ou seja, abre portas para uma entrevista onde o tipo de pessoa/profissional que somos nos vai dar acesso ou não ao nosso trabalho de sonho.

8. Nunca mentir nem exagerar, pois se eventualmente não for apanhado e conseguir o trabalho, vai ser promovido mais rapidamente ao nível da sua incompetência pelo Princípio de Peter - "Num sistema hierárquico, todo o funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência" - Laurence Johnston Peter. Por outro lado se se conhecer bem, sabe avaliar as suas capacidades em determinado momento e desenhar o percurso que leva até ao seu trabalho de sonho.

9. Cerca de 80% das oportunidades nunca são publicadas, razão pela qual tem de saber fomentar a sua rede de contactos muitas das vezes dando primeiro e só colhendo depois, muito tempo depois. Não se esqueça, "há mais marés que marinheiros" - Provérbio Popular.

10. Crie o seu Modelo de Negócio, ou seja, a lógica pela qual se consegue sustentar financeiramente, definindo a sua Proposta de Valor, quem o pode ajudar, os recurso que tem, como chega aos seus "clientes", por que meios, que clientes quer para si, como gera receitas e que encargos têm em todo este processo.

E já agora, não se esqueça de ter um Elevator Pitch sempre pronto pois nunca se sabe quem vai encontrar no "elevador". Caso tenha interesse em desenvolver este "resumo vendedor", pode recorrer a uma ferramenta da Harvard Business School, que com grande pena minha está em Inglês, mas que está extremamente bem feito e pode ser consultado aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário