terça-feira, 3 de março de 2015

Problemas? Uma boa equipa vale mais do que um grande talento




Quantas vezes assistimos a encontros de futebol que opõem equipas milionárias, apetrechadas de vedetas e grandes talentos, a adversários teoricamente bem mais modestos e em que, no final, David derrota Golias? O desfecho faz-nos recordar que a organização e o trabalho de equipa são mais fortes que o talento de cada indivíduo.

No mundo empresarial, tal como no desporto, o sucesso reside cada vez mais no espírito e capacidade que advém do coletivo e que permite simplificar e resolver problemas. O mercado exige dos profissionais destreza para solucionar problemas e, à imagem dos treinadores de topo, pede-se aos gestores que assumam o papel de "treinadores empresariais", tracem a melhor tática, orientem e organizem as suas equipas para levar de vencida as mais desafiantes adversidades.

Só através desse treino se formarão verdadeiras equipas compostas por profissionais imunes à contrariedade, com aptidão para detetar a raiz do problema, que revelem uma atitude proativa, normalizada e sistemática para atacar a dificuldade e evitar a sua reincidência. A ausência de uma verdadeira cultura organizacional voltada para a resolução de problemas tem consequências nocivas.


3 comentários:

  1. Realmente hoje em dia é mais valioso ter um equipa com uma grande química do que um talento individual. É mais vantajoso para a empresa ter um equipa com membros todos eles equivalentes, do que um que se destaca individualmente

    ResponderEliminar
  2. Sem duvida alguma, uma boa equipa é a chave do sucesso de uma empresa

    ResponderEliminar
  3. Essencial revelar a importância do trabalho de grupo.

    ResponderEliminar